quinta-feira, 21 de maio de 2009

ESCOLA E TECNOLOGIA

Mudanças de velhos paradigmas na produção e na divulgação do conhecimento tem se tornado cada vez mais acessível a um número cada vez maior de pessoas através da tecnologia.Portanto diante de todas essas mudanças, devemos repensar no novo papel do professor e da escola, que não são mais as únicas fontes de informações. Portanto, com essa nova era da tecnologia, surgem novos comportamentos, ampliando e transformando não apenas o comportamento individual, mas de todo o grupo social, mudando assim, suas maneiras de pensar, sentir, agir, criando uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Sendo esse um dos grandes desafios para ação da escola na atualidade. Viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação, abrindo-se para novas educações, resultantes de mudanças nas estruturais nas formas de ensinar e aprender possibilitadas pela atualidade tecnologica.
Pois o mundo tem sido gestado, não mais através da escrita e da linguagem; Outras formas de linguagem e comunicação, pois, isto tem que estar no seio da educação, sendo assim, a escola tem que alargar os meios existentes para não estar ás margens do desenvolvimento; Devendo estar agindo com objetivos precisos, colocando o sujeito para interpretar o mundo em que ele esta vivendo, tornando -se um sujeito crítico, com propostas de mudanças significativas, participantes dele e de suas consequências.Por fim prepara um cidadão para o trabalho e para a vida.

8 comentários:

  1. adriana adorei o seu texto. Realmente, a escola tem que se adequar a essa novas tecnologias, afinal os nossos leitores são adeptos dessa "era tecnológica"

    ResponderExcluir
  2. ola Adriana!
    gostei muito do seu texto!
    parabens!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Dri!!!! Pena que ainda não seja democratizado o acesso à essas tecnologias. Jack.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Adriana essas mudanças tiveram e tem grande impacto.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Dri, não basta somente a utilização de tecnologias,mas a compreensão do seu papel na sociedade

    ResponderExcluir
  6. Adriana, realmente é isso ai, colocar como ideologia o novo papel do educador nessa nova era tecnologica é a forma de mostrar que todos temos que repensar essa nova estrutura educacional.

    ResponderExcluir
  7. "Outras formas de linguagem e comunicação [...]"

    Eis o grande desafio do professor e/ou escola.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Adriana! É papel da escola levar o indivíduo ver o mundo de forma crítica e prepará-lo para o trabalho e para a vida. Por isso, deve-se repensar e adequar o preparo de educador para essa tarefa.

    ResponderExcluir